O 6º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão UNIALFA (CEPE /UNIALFA), a ser realizado entre os dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023, tem como tema: Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

A partir deste ano, passa a integrar ao CEPE/UNIALFA:

XX ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (EICA);

VII MOSTRA FOTOGRÁFICA;

XII FEIRA DIDÁTICA  e a;

VII MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA.

 

Objetivos do CEPE:

Promover a socialização e a troca de conhecimentos e experiências, com o envolvimento da comunidade acadêmica;

Incentivar a Iniciação Científica do UNIALFA; e

Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Público- Alvo:

Docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, profissionais integrantes das comunidades locais e regionais, bem como interessados em pesquisas acadêmicas aplicadas.

Comissão Executiva

Prof.  Doutor Nelson de Carvalho Filho  – Reitor

Prof.  Ph.D Jose Eduardo Souza de Miranda   – Diretor Acadêmico

 

Coordenação Geral

Profª. Mestre Maria Regina Lima da Silva –  Gerente Planejamento e Operações Acadêmicas

Suzana Maria da Silva –  Supervisora de Planejamento e Operações Acadêmicas

 

Comissão de Avaliação de Trabalhos Científicos

Coordenadores de Curso da Graduação e Pós - Graduação  (http://www.unialfa.com.br/graduacao)

 

Coordenador de Organização e Logística

Juliene Aleide Alves - Analista de Planejamento e Operações Acadêmicas

 

Comissão de  Organização e Logística

Brennda Lee de Alencar - Assistente de Planejamento e Operações Acadêmicas

Brendo Felipe Nogueira Rodrigues - Assistente de Planej e Operações Acadêmicas

Gustavo Moreira Lopes - Assistente de Planejamento e Operações Acadêmicas

Paulo Sergio Silva Couto - Assistente de Planejamento e Operações Acadêmicas

Rafael Ferreira da Silva - Encarregado  Aúdio Visual

 

 

 

 

 

 


 

Prazos a serem observados

Período para inscrição e submissão dos trabalhos para comunicação oral e pôsteres:  15/09/2023 a 09/10/2023

Período de avaliação dos trabalhos submetidos:  10/10/2023 a /11/2023

Divulgação dos trabalhos aprovados para comunicação orais e pôsteres: 13/10/2023

Divulgação da programação no site: 13/10/2023

Divulgação  da distribuição de salas (local da sala de apresentação das comunicações): 13/10/2023

 

Tema do CEPE:  “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável Coordenador de Área Tema: E-mail

Área 01 - Cursos de Engenharias e

Sistemas

 

 

Patricia Maria Carvalho

 

  cepeunialfa.tec@gmail.com

Área 02 - Curso Direito

André Pereira Reinert Tokarski 

  cepeunialfa.direito@gmail.com
Área 03 - Cursos de Administração e Comércio Exterior
 

Ma. Edna Santos

  cepeunialfa.adm@gmail.com
Área 04 - Curso de Ciências Econômicas
 

Ma. Edna Santos

  cepeunialfa.eco@gmail.com
Área 05 - Curso de Ciências Contábeis
 

Ma. Edna Santos

  cepeunialfa.cont@gmail.com
Área 06 - Curso de Arquitetura e Urbanismo Ma. Paola Regina. A Monteiro   cepeunialfa.arq@gmail.com
Área 07 - Curso de Psicologia
 
Dra. Hérica Landi de Brito   cepeunialfa.psi@gmail.com
Área 08 - Curso de Pedagogia
 

Esp. Rosimeire Maria Fortuna Costa

  cepeunialfa.ped@gmail.com
Área 09 - Curso de Jornalismo
 
Patricia Quitero Rosenweig   cepeunialfa.jor@gmail.com
Área 10 - Curso de Publicidade e Propaganda Patricia Quitero Rosenweig   cepeunialfa.pp@gmail.com
Área 11 - Mestrados 

 

Dr. Marcelo Lavocat Rocha Campos

 

  cepeunialfa.mestrado@gmail.com

 

 

 

Cada autor, individualmente ou em conjunto, poderá submeter e apresentar até dois trabalhos. Os autores deverão cadastrar resumo simples e ou / resumo expandido  de acordo com a categoria escolhida.

Resumo Simples:

resumo simples deverá se cadastrado, de forma clara e concisa, o objetivo da pesquisa, a metodologia utilizada, a forma de coleta e tratamento dos dados e os resultados. O resumo deve conter no (mínimo de 250 e máximo de 300 palavras), com espaços não deverão ultrapassar 3000 caracteres.

Resumo Expandido:

Titulo

Resumo (3000 caracteres);

Introdução: uma visão geral sobre o assunto, com definição dos objetivos do trabalho, indicando a relevância da pesquisa (até 3000 caracteres);

Metodologia: como o trabalho foi realizado (técnicas, informações sobre área experimental, equipamentos, técnicas estatísticas e outros) (até 1000 caracteres);

Resultados e discussão: obtidos (ou esperados, se a pesquisa estiver em desenvolvimento) (até 1000 caracteres);

Conclusões: basear-se nos dados apresentados no item Resultados e Discussões, e referindo-os aos objetivos do trabalho proposto (até 1000 caracteres);

Agradecimentos (até 500 caracteres);

Referências: devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 6023 e APA APA (American Psychological Association). (até 500 caracteres).

CATEGORIAS:

1) Relato Técnico e/ou de Experiência: para esta categoria exige-se o cadastro do resumo simples ou expandido e deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral ou pôster. 

Autores inscritos nesta categoria deverão enviar o Relato Técnico e/ou de Experiência para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.

 

2) Iniciação Científica e Projeto de Pesquisa: para esta categoria o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples ou expandido e deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral.

 

3) Artigo Científico: para esta categoria o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples e o trabalho deverá ser apresentado na modalidade comunicação oral.

 

* Autores inscritos deverão enviar o Artigo Científico para o e-mail da ÁREA TEMÁTICA correspondente.

 

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO:

 

a. Pôster: nesta modalidade, podem ser apresentados: projeto de pesquisa e  iniciação científica, fundamentados teoricamente.

I. Os pôsteres serão fixados em painéis, em dias, horários e número de suporte indicados pela Comissão Organizadora do CEPE, devendo os mesmos serem retirados ao final do período indicado de exposição;

II. É de responsabilidade do(s) autor(es)/apresentador a fixação e retirada dos pôsteres, bem como pelo material para fixá-los;

III. O pôster deverá seguir um dos modelos abaixo;

 

Modelo de Poster

 

IV. Após a apresentação, os pôsteres não retirados da área de exposição serão descartados; e

 

V. A Comissão Organizadora registrará a presença dos autores.

MODELO PÔSTER

I.  Para elaboração do pôster, as dimensões obrigatórias devem ser 90 cm de largura por 120 cm de altura, em lona vertical;

II. Para melhor apresentação visual do pôster, o fundo deve ser branco;

III. Usar a fonte Arial (de preferência), Times ou Times New Roman. A fonte deve ser a mesma em todo o pôster e o texto deve ser legível, a aproximadamente, 1,5 m.  Use pelo menos 85 pontos no título, 56 pontos para os nomes dos autores, 36-44 pontos para subtítulos, 24-34 pontos para o corpo do texto, e 18 pontos para legendas;

IV. Título do trabalho (elemento obrigatório): deve ser idêntico ao do resumo expandido;

V. Nomes do(s) autor(es) iniciando pelo último sobrenome, seguindo um autor após o outro e Instituição de origem;

VI. Informações complementares (elemento opcional): composto por nome da instituição de origem, cidade, estado, país, endereço postal e/ou eletrônico, data e demais informações relevantes;

VII. Resumo (elemento opcional): deve ser elaborado conforme a ABNT NBR 6028, com até 100 palavras, seguido das palavras-chave;

VIII. Conteúdo (elemento obrigatório): introdução, metodologia, resultados e discussões, contendo, por fim, as conclusões e referências bibliográficas. Informações adicionais (figuras, diagramas esquemas e gráficos);

IX. Referências: Devem ser elaboradas conforme a ABNT NBR 6023;

X. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e elementos gráficos possíveis;

XI. A montagem, a guarda e a desmontagem dos Pôsteres Científicos ficarão sob responsabilidade dos Autores. A Comissão Organizadora não se responsabilizará por eventuais danos;

XII. Deverá ser utilizado o modelo de pôster padrão que está disponibilizado http://www.eicaunialfa.com.br/Normas.asp, no site do evento.

 

b. Comunicação Oral: nesta modalidade podem ser apresentados artigos científicos, relatos técnicos e de experiências.

I. As apresentações serão realizadas em sessões organizadas por eixos temáticos;

II. A Comissão Organizadora designará a sala na qual o trabalho será apresentado e divulgará aos autores no site; e

III. A apresentação deverá ser feita por, pelo menos, um dos autores do trabalho em, no máximo, 10 (dez) minutos e até 05 (cinco) minutos para discussão do trabalho.

Modelo de Comunicação Oral

 

   c) Mostra Fotográfica:   o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples. 

   d) Feira Didática: o autor deverá realizar o cadastro do resumo simples. 

I.  Serão desclassificados os resumos simples e expandidos que não obedecerem às normas gramaticais ou não estiverem dentro das normas estabelecidas por este edital;

II. A comissão científica (pareceristas) do evento será responsável pela avaliação dos resumos, de acordo com os seguintes critérios:

a. Relevância e atualidade;

b. Adequação conceitual e metodológica para alcance dos objetivos e dos resultados;

c. Adequação do título.

III. Os autores/coautores receberão um e-mail com o PARECER FINAL sobre os trabalhos a serem submetidos à apresentação, com nenhuma emissão de juízo meritório:

1. Aceito: aprovado e apto para apresentação durante o evento.

2. NÃO aceito: reprovado e não poderá ser apresentada durante o evento.

Nenhum outro meio de comunicação será realizado, senão o envio eletrônico do resultado.

IV. Os trabalhos aprovados serão divulgados através do site do CEPE, com a data, horário e local de apresentação, e todos os resumos simples e expandidos que forem devidamente apresentados serão publicados nos Anais do evento;

V. Da decisão do parecer final, não cabe nenhum recurso.

 

 

Atividades Complementares são atividades de cunho acadêmico-científico-culturais e ações sociais exigidas para integralização da carga horária do curso.

Orientações importantes:

I. Os ouvintes*, a comando dos coordenadores de sala, deverão assinar a lista de frequência no momento da apresentação oral, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

II. Os ouvintes de palestras e oficinas*, a comando da Comissão Organizadora, deverão assinar a lista de frequência ao final das palestras e oficinas, sob pena de indeferimento de qualquer alegação a posteriori;

III. Os alunos regularmente matriculados na UNIALFA, que apresentarem trabalhos na mostra de produtos sustentáveis e arte e na feira didática, receberão 10 horas de atividades complementares.

MODALIDADE

QUANTIDADE DE HORAS

Autores (pôsteres e comunicações orais)

20 horas

Palestras *

10 horas

Oficinas *

10 horas

Ouvinte Comunicação Oral *

2 horas